Blog

Seguro Habitacional e Seguro Residencial: como funciona cada um e qual modalidade contratar

Seguro Habitacional e Seguro Residencial: como funciona cada um e qual modalidade contratar

24/11/2023

Apesar de ambos estarem relacionados com a proteção imobiliária, esses dois tipos de seguros apresentam algumas diferenças entre si. Confira abaixo como funciona cada uma dessas modalidades: 

Seguro Habitacional

O Seguro Habitacional é utilizado em financiamentos de imóveis e tem como objetivo garantir que o pagamento do valor integral do financiamento seja realizado, independente de circunstâncias adversas.

Em geral, as coberturas incluem morte por causas naturais ou acidentais, invalidez permanente em que o segurado não consegue mais exercer suas atividades e danos físicos ao imóvel, como incêndios, raios e explosões.

Caso ocorra algum desses eventos cobertos pelo Seguro, o saldo devedor do financiamento deverá ser quitado pela seguradora. Vale ressaltar que o Seguro Habitacional é obrigatório no momento de contratação do financiamento. Além disso, o prazo de vigência do Seguro Habitacional é limitado ao tempo de quitação do subsídio.

Seguro Residencial

Já o Seguro Residencial tem relação com o próprio imóvel e o proprietário. Nesse sentido, ter um Seguro Residencial pode ser essencial para trazer segurança financeira aos moradores, em caso de acidentes, incêndios, roubos etc.

O Seguro Residencial também inclui, em alguns planos, assistência que garante alguns serviços à disposição do segurado, como encanador, eletricista, reparos em eletrodomésticos e chaveiro.

Algumas das coberturas do Seguro Residencial incluem:

- Incêndio: Se a casa for atingida por fogo ou fumaça, seja por acidente no próprio lar ou na vizinhança, a indenização repõe o que foi perdido.

- Danos elétricos: Em caso de raio ou queda de energia que ocasione em danos elétricos, a reposição do objeto deve ser realizada.

- Roubo ou furto: Itens da casa que forem perdidos ou danificados, em caso de furto ou roubo.

- Danos a terceiros: Essa cobertura pode ser acionada caso algum morador da residência cause algum dano a um vizinho, como objetos quebrados ou vazamento de substâncias.

- Quebras de vidros e espelhos: Em caso de quebra acidental de vidros como janelas, espelhos e boxes, o cliente recebe a reposição dos itens.

Principais diferenças entre as modalidades

O Seguro Habitacional permite que a quitação das parcelas do financiamento de um imóvel seja realizada, mesmo sob circunstâncias adversas. Já o Seguro Residencial se refere ao imóvel em si e aos danos que ele possa sofrer. Portanto, os dois seguros se complementam e podem ser adquiridos simultaneamente. Essa modalidade pode ser contratada tanto por imóveis próprios financiados quanto por alugados.

Veja Também

Janeiro Branco: Saúde Mental em Pauta
Janeiro Branco: Saúde Mental em Pauta
Ler
18/01/2024
Seguro de vida resgatável: saiba como funciona e quais são as vantagens
Seguro de vida resgatável: saiba como funciona e quais são as vantagens
Ler
05/10/2023
Gestão de riscos para Pequenas e Médias Empresas: quais seguros contratar e por quê?
Gestão de riscos para Pequenas e Médias Empresas: quais seguros contratar e por quê?
Ler
28/08/2023
ver todas
Chamar no WhatsApp