O Seguro Auto e a Proteção Veicular são modalidades que podem ser contratadas a fim de garantir o respaldo patrimonial em caso de colisão, roubo, furto, incêndio, danos, entre outros problemas que podem acometer o carro.
No entanto, algumas diferenças bem proeminentes podem ser encontradas entre as duas opções. O Seguro Auto é uma categoria ofertada por uma seguradora regulamentada pela Susep (Superintendência de Seguros Privados). Já a Proteção Veicular é regida por uma associação ou cooperativa sem fins lucrativos.
O que é o Seguro Auto?
O Seguro Auto é uma opção que oferece proteção para veículos automotores, incluindo diversas coberturas como acidentes, roubo, furto e danos da natureza.
A modalidade também oferece variadas assistências, como suporte para problemas mecânicos, problemas elétricos, falta de combustível, perda ou problemas com as chaves, troca de pneus e troca de bateria.
O que é a Proteção Veicular?
A Proteção Veicular é um modelo em que os membros de uma associação investem mensalmente em fundo que poderá ser utilizado em caso de sinistro.
Nessa modalidade, as despesas são divididas entre os associados, ou seja, caso haja um dano ao veículo, por exemplo, o valor do conserto será retirado dessa espécie de “poupança” coletiva.
Quais são as principais diferenças entre o Seguro Auto e a Proteção Veicular?
Abaixo segue algumas diferenças entre o Seguro Auto e a Proteção Veicular:
- Administradora: o Seguro Auto é regido pela seguradora e intermediado pela corretora de seguros. O processo não depende que haja um número específico de pessoas pagando pela proteção para que o ressarcimento ou benefício seja concedido ao cliente.
Já na Proteção Veicular, é necessário que haja um número específico de pessoas pagantes. Além disso, a modalidade é conduzida por uma associação não regulamentada, o que significa que as garantias de restituições e assistências também estão reduzidas.
- Contrato: na Proteção Veicular, é ofertado um contrato de responsabilidade mútua entre associado e associação, com os riscos de sinistros compartilhados.
Já no Seguro Auto, há uma apólice contendo todas as coberturas, assistências, entre outros detalhes importantes documentados e devidamente regulamentados.
- Cobertura: as coberturas podem ser semelhantes entre ambas as modalidades, mas no Seguro Auto, além das coberturas tradicionais também há as assistências como mecânico, chaveiro, troca de vidros e lanternas etc.
Em questão de valores, a Proteção Veicular pode oferecer um valor mais barato que o Seguro Auto. No entanto, as garantias de que o associado será devidamente atendido em caso de sinistro também são minimizadas, tendo em vista que pode não haver fundo financeiro suficiente e ele não é considerado um cliente e, sim, um associado.
Além disso, no Seguro, são considerados os valores da Tabela Fipe para o ressarcimento quando há perda total do carro, o que nem sempre ocorre com a Proteção Veicular.
Conclusão
A Proteção Veicular pode ser uma modalidade alternativa e um pouco mais em conta, mas não contempla todas as garantias e vantagens do Seguro Auto, nem se enquadra na regulamentação vigente para garantir a efetividade da proteção.
Quem deseja segurança e proteção real para o veículo pode entrar em contato com a Equipe para ter atendimento personalizado, garantia de assistências, indenizações e reparos em caso de danos com o Seguro Automóvel.