Blog

NOVEMBRO AZUL: MÊS DA LUTA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

NOVEMBRO AZUL: MÊS DA LUTA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

04/11/2022

Segundo dados atualizados do INCA - Instituto Nacional do Câncer - o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não melanoma).
Por ano, há aproximadamente 66 mil novos casos da doença, que resultam em quase 16 mil mortes no Brasil.
Por outro lado, ao ser diagnosticado precocemente por meio dos exames preventivos, esse tipo de câncer possui altas chances de cura com tratamentos cada vez menos invasivos.


FATORES DE RISCO

Não se sabe exatamente o que causa o câncer de próstata, mas alguns pesquisadores acreditam que mutações no código genético das células podem fazer com que elas não se desenvolvam normalmente, levando ao câncer de próstata.

Alguns fatores de risco podem aumentar as chances de uma pessoa ter esse tipo de câncer, tais como:

Histórico familiar - Uma pessoa com parente de primeiro grau que já teve o câncer, possui pelo menos duas vezes mais chances de desenvolvê-lo também.
Idade - a incidência e a mortalidade do câncer são maiores após os 50 anos de idade. Cerca de 60% dos casos da doença acontecem em pessoas com mais de 65 anos.
Raça - por razões desconhecidas, homens com ascendência africana e caribenha têm mais chances de desenvolver o câncer de próstata.
Síndrome de Lynch - homens que possuem essa doença têm fator de risco aumentado para alguns tipos de câncer, entre eles, o de próstata.
Obesidade - homens com obesidade não têm chances aumentadas em desenvolver o câncer de próstata em si, mas sim, formas mais graves da doença.
Exposição ocupacional - a constante exposição a alguns tóxicos usados em indústrias, pode estar associada ao câncer de próstata:

SINAIS E SINTOMAS

Esse tipo de tumor se desenvolve lentamente: a maioria dos casos leva cerca de 15 anos para atingir 1cm³.

A maior parte das pessoas não manifesta sinais e sintomas do câncer de próstata até que ele esteja em fase avançada, porém, em casos mais avançados é possível notar:


• Vontade frequente de urinar, inclusive à noite;
• Sangue na urina ou sêmen;
• Fluxo da urina interrompido ou sensação de bexiga cheia, mesmo após urinar;
• Dor ao urinar e disfunção erétil;
• Dor nos ossos, como os do quadril, coxa, costas, entre outros.


Atenção: manifestar um ou mais desses sinais e sintomas não significa, necessariamente, a presença de câncer de próstata.

Alguns deles são comuns em outras doenças, como a hiperplasia prostática benigna, que é o aumento da próstata.
Para confirmar ou descartar suspeitas, é necessário consultar um médico, que irá solicitar exames de diagnóstico.


TRATAMENTOS AO CÂNCER DE PRÓSTATA

Sim, o sucesso do tratamento para o câncer de próstata depende do diagnóstico precoce - por isso é tão importante consultar o médico regularmente e fazer os exames de rotina conforme solicitados.
Cirurgia - é indicada para retirar tumores que se localizam dentro da glândula da próstata, oferecendo mais chances de cura.
Radioterapia - acontece por meio de aparelhos próprios, a radioterapia usa uma radiação de alta energia (raios-X) para combater as células cancerígenas.
Terapia hormonal - é aplicada com o objetivo de controlar o nível dos hormônios masculinos (testosterona) que estimulam o desenvolvimento do câncer.
Quimioterapia - indicada para homens que possuem câncer de próstata em metástase e não respondem a outros tratamentos.

A IMPORTÂNCIA DE UM PLANO DE SAÚDE

A descoberta de um câncer sempre vem acompanhada de medos e dúvidas.
Nesse momento, é fundamental dispor de uma equipe médica competente para responder a todas essas perguntas, esclarecer o quadro e orientar corretamente o paciente quanto à terapia mais indicada.

As vantagens de contar com um bom plano de saúde são inúmeras. Entre elas, está o número ilimitado de consultas e exames na rede credenciada, a facilidade de agendamento, o acesso a cirurgias e internações, entre outros.
Por Lei, planos e seguros de saúde devem oferecer uma cobertura mínima para a doença, ainda que as condições do contrato possam variar de uma empresa para outra.


A Equipe Corretora dispõe dos melhores Plano de Saúde, com coberturas que se ajustam à realidade de cada segurado.


PREVENÇÃO O ANO TODO


Neste mês de novembro e nos demais meses do ano, o maior aliado do homem continua sendo a prevenção. Por isso, se você tem mais de 40 anos, independente do seu histórico familiar, faça seus exames com regularidade e consulte um especialista.
Fique atento aos sinais e previna-se!


Novembro Azul: a Equipe Corretora apoia esta causa!

Veja Também

Fiança Locatícia: Como contratar e facilitar a locação de um ponto comercial  
Fiança Locatícia: Como contratar e facilitar a locação de um ponto comercial  
Ler
29/03/2024
Janeiro Branco: Saúde Mental em Pauta
Janeiro Branco: Saúde Mental em Pauta
Ler
18/01/2024
Seguro Habitacional e Seguro Residencial: como funciona cada um e qual modalidade contratar
Seguro Habitacional e Seguro Residencial: como funciona cada um e qual modalidade contratar
Ler
24/11/2023
ver todas
Chamar no WhatsApp