A Inteligência Artificial é uma realidade há muitos anos. Praticamente todos, em algum momento ou outro, já utilizaram alguma ferramenta baseada em Inteligência Artificial. Alguns exemplos de IAs na rotina de muitas pessoas são o corretor ortográfico, tradutor automático, assistentes virtuais como Alexa, Siri e Google Assistente, além dos algoritmos das redes sociais e do reconhecimento facial por Face ID.
Dentro do âmbito corporativo, isso não é diferente. A Inteligência Artificial é utilizada amplamente e pode ser uma aliada para auxiliar em tarefas do dia a dia e automatizar trabalhos. Veja, a seguir, algumas ferramentas que podem ser usadas no ambiente empresarial, como funciona o processo de implementação e os cuidados que se deve ter.
Ferramentas
As ferramentas baseadas em IA podem ser utilizadas em diversas áreas. É possível integrar, por exemplo, chatbots e assistentes virtuais para automação de respostas, coleta de dados, previsões, recomendações etc. A Inteligência Artificial também pode ser útil para pesquisa de dados do público-alvo, prever fluxo de caixa, planejar rotas no setor logístico, entre outras ações.
Algumas das aplicações para empresas incluem:
- Atendimento ao cliente: Dentro das corporações, os chatbots podem ser utilizados para atendimento ao cliente, de forma mais ágil e funcional. O atendimento ao cliente por esse meio pode ser incluído no site da empresa ou nos meios de comunicação, como o WhatsApp. A vantagem do chatbot é o funcionamento contínuo, 24h por dia e 7 dias por semana.
- Recomendações: Os sistemas de recomendações coletam informações dos usuários, assim que eles entram nas páginas para, posteriormente, personalizar a experiência de aquisição de produtos ou serviços. Essa modalidade utiliza algoritmos de aprendizado de máquina para avaliar o comportamento do público, como interações anteriores, histórico de compras e preferências. Os sistemas de recomendações contribuem para uma taxa maior de conversão de vendas para a empresa.
- Análise de dados: A IA também pode ser usada para analisar e tratar grandes volumes de dados. É possível, por exemplo, avaliar tendências de mercado, a eficácia de campanhas publicitárias, segmentação de público etc. Dessa forma, a empresa pode reduzir tempo e aumentar a assertividade nas decisões operacionais.
Processo de implementação das IAs nas empresas
Para implementação da Inteligência Artificial, a empresa precisa, inicialmente, ter objetivos concretos sobre como a (s) ferramenta (s) podem ser úteis na otimização dos processos e relacionamento com cliente e equipe. Após a identificação dos objetivos, já é possível estabelecer quais IAs são mais adequadas para o caso da corporação.
Em seguida, é precisa selecionar quais dados serão processados pela ferramenta. Posteriormente, é preciso haver o treinamento e teste dos algoritmos para alinhamento com o objetivo inicial. Por fim, o processo de integração da IA aos sistemas já existentes da empresa poderá ser feito. Também vale ressaltar que o monitoramento e a avaliação das ferramentas e estratégias deve ser contínua.
Cuidados com o uso da Inteligência Artificial
Apesar de todos os benefícios e oportunidades que a IA traz, é importante manter a atenção em algumas questões que pode gerar problemas futuros. No tratamento de dados, por exemplo, é necessário que a empresa garanta que as informações sensíveis armazenadas estejam sendo manipuladas de acordo com as leis regulamentadoras.
Também é importante ter consciência de que as IAs podem sofrer ciberataques e estar pronto para isso, mantendo soluções de segurança digital atualizadas. Ainda, assim como qualquer outro sistema, as IAs também estão sujeitas a erros. Por esse motivo, é necessário manter os seguros da empresa em dia, como o Empresarial e de Riscos Cibernéticos, afim de resguardar o patrimônio e imagem da corporação.